O Instituto INTEC, por meio de seu Núcleo de Educação e Formação, disponibiliza aos entes públicos em âmbito municipal, estadual e federal a capacitação de seus servidores, por meio de cursos de formação técnica e profissional utilizando-se de modalidades de aulas presenciais, EaD síncrona e assíncrona ou híbrida em conteúdos que remetam as necessidades do segmento público, seja nas áreas de segurança, saúde, educação e assistência social, oportunizando servidores mais qualificados, permitindo a excelência no atendimento das necessidades dos cidadãos.

O Instituto prima-se por uma composição de conteúdos, metodologias e duração que se adequem à realidade do órgão personalizadamente, considerando as atribuições e desafios de cada agente público e servidor no exercício das atividades do seu cargo. Com enfoque singular, oferece conteúdos teóricos, práticos em ambientes realísticos e controlados, desafiando e desenvolvendo a cognição de seus alunos com auxílio de um corpo docente multidisciplinar e de excelência.

Prefeitura Municipal de Pitangui/MG
Curso de Formação Introdutória Gestão Educacional do Município

O Curso de Formação Introdutória tem a finalidade de promover, preparar e capacitar o público-alvo composto por: Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores das unidades escolares da rede municipal de ensino, uma vez que foram aprovados em Processo de Certificação Ocupacional que considerou como critérios o conhecimento, o mérito e a gestão democrática, em obediência ao disposto na Lei Federal nº 14.113/2020 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, já que são servidores-públicos que passam a responder pela função de Gestão das escolas.

A Formação Introdutória de no mínimo 40 horas, desenvolve aspectos atinentes a Gestão Estratégica de Liderança, Sistema de Liderança e Interface Político - Institucional, Gestão Administrativa e Financeira, considerando a dimensão pedagógica como arcabouço multisetorial, buscando desenvolver competências e habilidades não comuns a prática de sala de aula, como é o caso da Gestão Sistêmica de Unidades de Ensino com o olhar intraempreendedor.